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terça-feira, 1 de julho de 2014

TIPOS DE SIMULADORES E LINGUAGENS DE SIMULAÇÃO

          A simulação é uma das mais poderosas ferra mentas de análise disponível para projeto e operação de sistemas. A realização de um estudo de simulação antes da implantação do sistema real é muito importante porque permite a aceleração do funcionamento do sistema no tempo, possibilita prever os quase inevitáveis acidentes que ocorrem quando da implantação de um sistema real além de poupar recursos econômicos, pois dispensa a construção de protótipos para testes. A simulação permite ainda, durante o desenvolvimento do projeto de uma nova planta, evitar gargalos, definir o melhor arranjo físico e até determinar o melhor índice de produtividade dos funcionários. A simulação pode ser útil em qualquer uma das fases do ciclo de vida de um sistema de manufatura: desde a fase de análise do problema e definição de requisitos, até as fases de projeto, justificação, implementação e operação.
          A evolução vertiginosa da informática nos últimos anos tornou o computador um importante aliado da simulação. A simulação por computador é usada nas mais diversas áreas, citando como exemplos as análises de previsão meteorológica, dimensionamento de call centers/contact centers, treinamento de estratégia para militares e pilotagem de veículos ou aviões. Até mesmo o estudo aerodinâmico, antes feito por maquetes, pode ser realizado agora pelo computador.
          Isso é possível pois o computador é alimentado com as propriedades e características de sistemas reais, criando um ambiente "virtual", que é usado para testar as teorias desejadas. O computador efetua os cálculos necessários para a interação do ambiente virtual com o objeto em estudo e apresenta os resultados do experimento no formato desejado pelo analista.

QUANDO USAR SIMULAÇÃO?
I. no projeto de sistemas ainda não existentes
II. experimentação com o sistema real é impossível
III. experimentação com o sistema real é indesejável
IV. para compressão ou expansão da escala de tempo
V. para avaliação do desempenho de sistemas
VI. para treinamento e instrução

LINGUAGEM DE SIMULAÇÃO GPSS
      O GPSS foi a principal linguagem de simulação da IBM. onde foram desenvolvida durante quase 50 anos de sua existência grande numero de aplicações. O GPSS significava Gordon’s Programmable Simulation System, em homenagem ao seu criador Geoffrey Gordon, sendo mais tarde modificado para General Purpose Simulation System.
          A primeira versão do GPSS foi lançada em 1961. o projeto do GPSS deve como ideia principal foi de criar ferramentas que pudesse ser usada por não especialista. isso motivou a representação dos modelos de forma gráficas.
        Um modelo GPSS é um diagrama de blocos, por onde fluem transações, que são as entidades temporárias do sistema. Atualmente, as versões disponíveis mais conhecidas são GPPS/H, GPSS World e WebGPSS. o GPSS influenciou fortemente outras ferramentas de simulação (por exemplo, a linguagem Arena)

Tipos de blocos
Existem blocos para:
  • Criar e destruir transações (GENERATE e TERMINATE)
  • Alterar parâmetros de transações (ASSIGN)
  • Desviar o fluxo de transações (TEST, TRANSFER, ...)
  • Fazer uma transação esperar por um período de tempo (ADVANCE)
  • Requisitar/liberar recurso (SEIZE/RELEASE)
  • Requisitar/liberar um depósito (ENTER/LEAVE)
  • Coletar estatísticas (QUEUE, TABULATE, ...)
  • Duplicar transações (SPLIT)
  • Encadear transações à filas (LINK)
REFERÊNCIAS
Disponível em:<http://www.erlang.com.br/simulacao.asp> Acesso em 20/06/2014
Disponível em:<http://www.uece.br/mpcomp/index.php/arquivos/doc.../175-dissertacao-16‎.pdf> Acesso em: 20/06/2014.
Disponível em:<http://www.prod.org.br/files/v9n1/v9n1a02.pdf> Acesso em 20/06/2014


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